domingo, 28 de junho de 2009

O maior inimigo do homem



Eu, escrevendo sobre gatos? Logo eu, que nem pra cachorro tenho muita paciência, escrevendo sobre gatos? Advirto: se me presto a botar no papel esse tema animal, é apenas por legítima defesa. Saibam, amantes dos bichinhos fofinhos, que já são quatro os gatos lá de casa. Há o cachorro, quase morto, e quatro gatos, quase quase sendo mortos, num acaso. Suportei enquanto pude, mas já é tempo de encontrarmos uma solução humana para situação tão peluda.

Conhecem alguma droga, sonífera, para gatos? Receitem. O problema se dá à noite. Os felinos, vagabundos que são, dormem durante todo o dia (em minha cama, por sinal). São provocadores silenciosos. Quando peço-lhes licença, e deito, a fanfarra inicia seus barulhos descompassados (, à bandinha do Chaves). Resignados, descem da cama e começam a saltar feito sapos sem direção definida. Reitero: meus gatos não correm, saltitam. Ademais, devem ser parcialmente cegos. Enquanto brincam, se chocam amiúde com todas as portas do guarda-roupas. Tentem imaginar os sustos que esses estampidos (gato + madeira) me dão.

Não migram aos outros cômodos da casa. Permanecem, gatunos, em meu quarto. Como lá não há porta, é impossível deixá-los pra fora. Até tento dormir, mas eles insistem em puxar meu edredon; em desafiar a resistência da madeira; e em usar meu indefeso violão como elemento cenográfico de suas travessuras.

Os policiais ocupam minha universidade, e os gatos ocupam meu dormitório. Impostores! Aos policiais, gaiatos, eu devo oferecer outro texto. Pros gatos, foras-da-lei, ofereço esse mesmo. Exijo que saiam de meus poucos metros quadrados! Não há mais carinhos nem tentativas de negociação. Voltarei para casa acompanhado de dois cães famintos, ou pedirei socorro ao meu amigo caçador de gatos. Pois sim, um dos blogueiros indicados aí à esquerda de sua tela, é um exímio estrategista. Conhece métodos fulminantes de se abater um gato indesejado. É temido pelos vizinhos. É letal. Pedirei uma força. Pedirei que inclua minha causa nas pautas de nosso indignado momento.




Ei! Tenho coração. Tenho dó. E tenho sono. Tenho a prepotência de priorizar minha espécie, mas me compadeci quando o Bidu, outro gato, morreu*. Minha vó ficou tão triste, mas tão triste, que eu, ateu que sou, rezei pelo bichinho. Agora a velhinha não quer mais conversa com os gatos. Não quer se apegar novamente, diz. Sem outra opção, mais dedicada e/ou presente, eles vêm a mim. Vêm tolos, menores, e soltam aquele olhar de cachorro molhado (e cego).

Abro a torneira do banheiro pra que bebam água (pois preferem gelada); permito que as namoradas, ao fotografá-los, chamem-nos fofos, gatinhos. Intervenho quando julgo estarem brigando. Faço tudo que um bom dono faria. Pra não macular a honra dos resmungões, ameaço um ou outro pontapé, estímulo vôos de uma cama à outra, mas não mais. Marco território, só.

Falo, falo, mas sei que não promoveria churrascadas com suas carnes.

Peço que os camaradas policiais saiam do campus e voltem a patrulhar a casa de nossos nobres estudantes (onde dividirão a tarefa com grandes esquemas de segurança). Peço que a reitora, esta sim, saia sem ressalvas. Sem saia nem tridente.

E convido os gatos, melhores amigos do homem, a ficarem mais um pouco.



________________________________________________________



*(seu nome de batismo era "Zizu", mas minha vó, por não se dar bem com a pronúncia, logo desvirtuou para "Bidu", algo mais cachorro.)

P.S.: o texto foi escrito há uma semana, mas só digitado agora: a polícia já deixou o campus, e os gatos seguem por aqui.


P.S.2: eles aprendem.

6 comentários:

Michelli disse...

Gatos!? Socorro!!
São o meu pior pesadelo de infância (depois do chucky, claro, rs). Esses bichinhos bonitinhos e fofinhos não me enganam! São seres malígnos! Não tenho a mínima paciência, e pior...ainda tenho medo! Que fase, não!? rs...
E diria mais...que fááááse, USP!
Beijos!
Mi

Marcos (Zizu) disse...

Zizu? Mera coincidencia? rs..
Abraço..

Anônimo disse...

Texto muito bom Nubita se tem o dom
fala pra sua vô ler Pequeno Principe o capitulo sobre a raposa ai ela vai ver que por mais que seja doloroso a perda vale a pena se apegar aos bixinhos

outra cousa:
Quem tem medo de policia é bandido

Noubar Sarkissian Junior disse...

Mi, o chucky é imbatível! (não que eu tenha tido medo dele...=/ )
A fase tá passando!

Zizu, juro que é coincidência. Meu pai é deu o nome ao falecido. Mas, claro, eu sempre me lembro de vc quando me refiro ao gato.! Amigo, amigo...rs

Anônimo, vc parece tanto com meu amigo Maurício! A velha acaba se apegando aos bichos: não tem jeito! Grande abraço!

Mauricio disse disse...

Entao Nubita gostei do que o Anonimo ai em cima disse!!

Felipe - Ruivo disse...

Pobres dos gatos!!

Não, eu não gosto de gatos, nemtampouco teria em minha casa, mas matá-los ou expurgá-los é muito, hein!!?

Divido minha casa com 3 cachorros e sei como é dividir espaço, principalmente do meu nariz, com pelos por toda casa..rsrsrs

Enfim, como de praxe, a greve acabou com o Brasil campeão ou com o fim de mais uma copa(olha o nível que as greves chegaram: mas nem pela copa do mundo é mais, é pela copa das confederações!!)

Abraços

Noubar