quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Temas de Janeiro


"Lutar com palavras
parece sem fruto.
Não têm carne e sangue…
Entretanto, luto
."
(C.D.A -" O Lutador")

_______________________________________________________

Pensei em algo sobre a expectativa. Tratar a expectativa como se ela já fosse a sensação aguardada. Como se atenuasse a angústia. Uma experiência que se quer autônoma, e poderia ser, bastando que a prioridade fosse sonhar despretensiosamente, por sonhar. Se é derivada, ainda faz algum sentido por si só. Esperar é o viver em parcelas. O viver e voltar ao ponto de partida quantas vezes lhe aprouver. E re-imaginar tudo de novo, rearticulando minúcias. É especular os resultados do que está por vir, sem maculá-los com acasos e imprevistos não desejados. Se as lembranças são re-vivências, as expectativas são pré-vivências que também podem ser apreciadas. Extrair tudo o que a vida dissimula, mas não deixa de oferecer. (A vida, que me anda bela!)

(Mas só. O resto é ter um computador lento que permita leituras breves enquanto uma página se abre. Virar páginas, abrir novas, criar outras...)

E esperar.

Porque não há rancor que não ceda ao otimismo de dias bons. E é justo desfrutar do egoísmo de uma existência desconectada, quando nisso há indícios de alegria. Amar a vida acaba sendo desprender-se da totalidade dela. É discursar sob a noção invertida de ver além do superficial, e ser voluntário de uma paz mundial. É inspirar a comodidade da herança e expirar a liberdade admirável. É ser Peter Pan. Colher em casa e distribuir na esquina. Porque as expectativas também podem vir de berço. E ser livre só não é congênito quando de algum modo enfrentamos os dissabores da competição. Mas aí dá-se azo ao rótulo de vendido ao sistema. E então a liberdade vira brincadeira de fim de expediente. E só dura até a manhã do dia seguinte, quando já não se pode vestir bermudas e chinelos. (A vida mecânica, que, ainda assim, me anda bela)

A inveja sadia. Mas que é inveja, inevitavelmente. O que eu queria ter sido e agora assisto de longe. Num misto de aprovação e algum resquício de indignação com o mundo. (pertencimento x inadequação) A expectativa vencida. Que abre espaço a outras, menores. E recobra forças pelas palavras gentis. Busca pureza nos gestos de aquiescência e compreensão. Pessoas amáveis.

Já nem falo mais de expectativas, mas de projeções esperançosas pra esses meses que se aproximam. O fim de um estágio e o começo da liberdade juntada mês a mês. (Liberdade com prazo de validade.) O início de amizades caras e o cultivo de antigas amizades que deveriam ter engrenado mais rapidamente. Viagens e shows programados: certo, expectativas das melhores. Tudo o que faz alguns dias serem senhores de outros. Como se aqueles emprestassem sopros de vida a estes. E aos que hão de vir, no após.

Liberdade é ser criança e não querer brincar. (ou ser "jovem de oitenta e poucos anos!" e querer sentar no colo do neto) Aos adultos, tolos e envenenados, resta a tentativa de resgatar a ingenuidade... pra que possam envelhecer meninos.

(à vida, que começa e termina bela!)




_______________________________________________________

"Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças
"
(C.D.A. - "Canção amiga")


_______________________________________________________

P.S.: as fotos são da dani, fotógrafa compulsiva. Na primeira, o vitor, filho da minha prima, bisneto de minha vó. Na segunda, exibindo os narizes sarkissian, minha vó e eu.
P.S.2: as citações, como vc pensou, estão aí de alegres. Não têm relação com o texto, mas fazem parte de meus temas desencontrados de janeiro. Não há articulação e coerência nem mesmo entre os parágrafos, mas aqui tudo bem.
P.S.3: o ser humano pode fazer bem!

5 comentários:

Dani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Adorei os trechinhos do homem que conseguiu expressar o "sentimento do mundo" em palavras!
Expectativas...tenho "construído" 2009 dentro delas...não sei se é bom ou ruim, mas até que me faz bem, mesmo a possibilidade de frustração sendo enorme...rs
Bom, meu "tema de janeiro", sem dúvida, é a grande viagem ao Rio!!!
Beijos!
Mi

Zingador disse...

As expectativas. Tenho medo delas, sou fumante e elas avoroçam minha vontade de fumar compulsivamente. riso. Mas não estamos livres delas, pelo contrário, nesse contexto de viver e sermos humanos, tenhamo-nos-as sempre (olha que ousadia, será que está certa?)Por fim, o ser humano pode fazer o bem, o ser humano pode amar mais, ao ser humano ser mais humano.
Grande abraçço perfumado

Anônimo disse...

bom texto noubar!

E realmente não precisa mais mandar emails para avisar a publicaçao de novos textos, já que seu blog consta em minha lista de favoritos....

até mais

newton

Camila de Sá disse...

"...Tudo o que faz alguns dias serem senhores de outros. Como se aqueles emprestassem sopros de vida a estes. E aos que hão de vir, no após."

Este, como outros trechos, como as citações, como as fotos, como o conjunto do texto, como a idéia incrivelmente bem desenvolvida, como a alegria que você transmitiu em tudo isso... ah, tudo tudo como um terno olhar esperando aqueles e tornando estes, belos dias...

Um texto iluminado.
Tira um pouco aquela idéia da expectativa como vilã, a desleal...
Gostei muito!

E que os imprevistos façam os dias esperados ainda mais alegres!

Camila.