sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Narcisismo relativo

Ontem tive uma aula inesperada. Ela me renderá alguns dias de empolgação nos estudos. Quiçá mais tempo. Necessário mas não suficiente, como é de costume.
O que mais me instigou, no entanto, foi a reflexão que ela me proporcionou. Uma sensação de que meus pensamentos não fogem muito do convencional quando se trata de análises e julgamentos alheios. Falo da fofoca que se dá em nossa mente em algumas situações cotidianas: quando vemos alguma pessoa fazer algo que consideramos fútil; quando ouvimos uma conversa no ônibus e é preciso engolir um sorriso esnobe, involuntário; ou em quaisquer outros momentos propícios ao ato de compararnos aos que nos cercam. Isso acontece comigo o tempo todo (pensamentos como:"Que bosta esse cara tá falando!" "Ah, ninguém pode ter prazer em fazer musculação, em ver novela..." "Porra, será que ele pensa que casar virgem é realmente justificável? Senhor!"). E é até meio cruel, além de obviamente arbitrário. Apesar de parecer desleal, é inegavelmente prazeroso procurar defeitos nas pessoas. Defeitos que não julgamos possuir. De qualquer modo, não sou "do mal". Só começo a considerar-me mais um na tribo dos juízes sócio-factuais. Não me tome por arrogante, prepotente, convencido, etc. Ou tome, já que estamos falando de comparãções e julgamentos.
O catalisador desse impulso comparativo é o problema de não termos muitas oportunidades de conhecer profundamente as pessoas, acrescido do fato de pensarmos saber tudo sobre nós mesmos. Neste jogo desigual, optamos pela auto-confiança. Massageamos nosso ego para a vida fazer mais sentido. Talvez para justificar nossas escolhas. Para mascarar nossa mediocridade.
Foi na aula de ontem, ministrada pelo Flávio, que adotei a hipótese de que pensar assim é humano. Pré-julgar é nosso demais. Diria que quase uma neceessidade fisiológica. De auto-ajuda. Uma lisonja interior. Desqualificar o outro acaba sendo uma boa maneira de ornar a si próprio: uma dose diária de narcisismo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Cara!!![huhu]
ficou muiiito bom esse texto, adorei!
foi um dos seus mais inspirados desse ano, hein!
é do tipo que você lê e diz: "nossa...é isso mesmo"
e normalmente, quando a gente pensa isso, a gente pensa também: que texto foda...

Anônimo disse...

Voce nao plagiou isto do Arnaldo Jabor não? hehhehe zuera, muito bom!

Anônimo disse...

Dani: vc está sendo parcial!

Gallo: quem sabe...rs Valeu!

diri disse...

Noubar, precisamos desvendar nossos atos, de fato. E por trás deles encontramos uma série aparentemente vergonhosa de afirmações, da qual tentamos fugir. Mas me parece que esse é o caminho para conhecer a nós mesmos: perscrutar nessa miríade de válvulas de escape, atos falhos e auto-afirmações desculpas para a fuga incosnciente de nossos problemas. E seu texto vai muito ao encontro disso! Aliás, você gosta de psicanálise?

Noubar Sarkissian Junior disse...

"fuga inconsciente de nossos problemas"...é bem isso mesmo, João. Mais do que "massagear nosso ego", é, na verdade, dissimular nossos problemas.

E eu devo gostar de psicanálise sim, mas careço de indicações bibliográficas ^^...e então?
Valeu!

diri disse...

Ixi... minha bibliografia de psicanálise não passa dos mais conhecidos. Só li "Memórias, Sonhos e Reflexões" do Jung, uma autobiografia muito bonita, porém sem nenhum caráter científico. Te mostro um dia desses.

Você sabia que a Aquino, prof. da História, se aposentou? Ou só eu descobri hoje ao me deparar com a sala de aula vazia? ahah

Anônimo disse...

Eu tenho prazer em ver novela mesmo que vc ache fútil, sócio.

Anônimo disse...

É assim que se fala, sócia!

Anônimo disse...

Impressionante!
Vc sou eu numa versão melhorada.
Já li diversos textos daqui mas não quis me pronunciar justamente por medo do rótulo de futilidade.
Ou pra não desgastar minha auto-estima hehehe

Noubar Sarkissian Junior disse...

ei, amigo anônimo! aqui vc não sofrerá nenhum tipo de represália. Nada de rótulos, também! Muito legal vc ter comentado! Ainda mais por essa identificação que houve. Interaja conosco! Será bem-vindo! Não impedirei que vc continue se manifestando anonimamente, mas peço que se identifique pra que troquemos idéias sabendo um quem é o outro. Caso prefira, mande um email pra mim:(sarkissianjr@hotmail.com)
valeu pelas visitas! Abraço