segunda-feira, 16 de junho de 2008

Conveniências

Difícil delimitar a fronteira tênue entre sinceridade e inconveniência (1). Mesmo porque a verdade, muitas vezes, é inconveniente, ou mesmo constrangedora. Até aqui: consensos. O livro que ando lendo fala um pouco da necessidade de cinismo, hipocrisia ou, no mínimo, omissão, para a sobrevivência social (2). Mas é uma bosta não conseguir mandar pessoas desprezíveis à merda (3). A submissão me leva a abdicar do direito de dizer a verdade. Mas aqui posso, consigo. E não o faço. Claro que nãO! Aqui é meu mundo virtual, e ele tem suas próprias verdades, que são nada mais que mentiras do mundo real, mas dissimuladas. Aqui eu tenho de vender a imagem de um menino que é alternativo aos estereótipos sociais. Que tem gostos cults, gosta de escrever e ainda torce pra que alguém leia. Aqui também não dá pra ser sincero, então. Essa é a única chance de não ser introvertido: não aproveito...me resguardo, acovardo.
Sem frescuras, tudo balela. Escrever isso é uma grande mentira. Tudo aqui é pensado com alguma antecedência. E revisado. Sou um babaca que mente o tempo todo.


(1) "tênue" é O adjetivo pra "fronteira", sempre. Pode reparar!
(2) "Elogio da loucura", Erasmo de Roterdam
(3) Mandar "à merda", pro meu pai, é o pior dos xingamentos.

3 comentários:

Unknown disse...

"ainda torce pra que alguém leia" - alguém sempre lê, mas quem lê tbm se introverte, se acovarda... esse é o barato do mundo virtual: ninguém sabe o que acontece de verdade. Aposto que vc NUNCA imaginou que eu lia.

Anônimo disse...

Faz muito sentido, carol...e é isso mesmo: nunca imaginara que vc tivesse lido algo aqui. Mais que natural que alguém leia e também se sinta desconfortável pra comentar. Beijos

Anônimo disse...

"um menino que é alternativo aos estereótipos sociais"
A questão dos babacas que mentem o tempo todo está intimamente relacionada ao fato de não serem mais meninos. Esse é o mundo "adulto".
Bem vindo ao clube.