quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Anseios sobre Turismo


Ontem um grupo de amigos lá da faculdade partiu pra Assunção. Quase fui. Até planejei, especulei, mas furei. Na verdade, nem sei o que eu faria na capital do Paraguai. Iria mais pelo impulso e pela vontade de conhecer novos lugares, quaisquer que sejam. Buenos Aires está na moda, principalmente pra nós, universitários. Enquanto brasileiros descem pra Buenos Aires e Bariloche, argentinos sobem pra Floripa e Rio de Janeiro. O bom está sempre lá fora. Ou nem é isso: só o idioma distinto já vale a pena para um "turista aprendiz". Eu mesmo não conheço nada do Brasil e, quando traço meus destinos, penso em ir pra fora daqui. O exótico nos atrai de uma maneira bem particular. O tal gurpo de amigos ainda está na estrada, e certamente já esquecera daquele que bateu na trave. Visitarão dezenas de lugares; Conhecerão uma infinidade de informantes; tudo de maneira efêmera. As fotos farão o papel das lembranças e a aproximação natural dessas pessoas será o principal legado da viagem.



Imagino-me lá, conhecendo o museu de arte do Paraguai, dizendo achar tudo muito bonito e, depois, lembrando que nunca entrei no nosso MASP. Hipocrisia de Turista! Enquanto eu almejo conhecer as pirâmides do Egito, minha vó, que viveu 30 anos lá, sequer pensou em dar um pulinho nos monumentos! O que sua cidade tem pra me vender? O que ela quer me vender?



Tudo muito estranho. Como é trágico ter de cogitar ir pra Porto Seguro na formatura do colegial...







3 comentários:

Dani disse...

Pois é, é aquela velha história né, de querer o que não temos.
Quando não podemos, ficamos com o que temos mesmo: Riviera. Ah!Que cidade insuportável!

Morena disse...

Oi!
Primeiro texto que li e uma verdade: nunca valorizamos aquilo que temos. Well, com esse pensamento na cabeça, fiz questão de conhecer tudo o quanto pude das cidades onde morei.
Mas ao menos, estou na sua frente. Já fui ao nosso MASP, com direito ao almoço chiquinho que tem por lá.
Gostei muito de suas prosas.
Abraço

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Flores Online, I hope you enjoy. The address is http://flores-on-line.blogspot.com. A hug.